Início GERAL Lockdown leva 375 mil salões de beleza à falência

Lockdown leva 375 mil salões de beleza à falência

0

Dados Associação Brasileira de Salões de Beleza – ABSB apontam que mais de 375 mil salões de beleza no país foram à falência desde da onda de lockdowns sob pretexto da pandemia de covid-19. Segundo a Associação, 47% dos profissionais da área declararam ter muita dificuldade para manter o empreendimento de pé e 5% já baixaram as portas de vez.

O presidente da ABSB, José Augusto Nascimento Santos, afirma que a área de beleza não está sendo tratada na profundidade necessária para uma cadeia econômica complexa. “As atividades do setor, ainda que consideradas essenciais à saúde, estão sendo tratadas de forma superficial e prejudicando a coletividades de consumidores que dependem de tratamentos como de podologia, massagem pós cirúrgicas, terapias capilares etc.”

José Augusto menciona o decreto nº 10.344, baixado pelo presidente Jair Bolsonaro em 11 de maio de 2020, que colocou os salões de beleza e barbearias no rol de atividades consideradas essenciais à economia. No entanto, o Supremo Tribunal Federal – STF havia considerado que estados e municípios podem definir suas próprias regras, incluindo classificação de serviços essenciais.

De acordo com a SBSB, cerca de 75% dos donos de salões de beleza e cabeleireiros passaram a usar as redes sociais para vender seus produtos e compensar a queda na arrecadação. Mesmo com a escassez de recursos e falta de capital de giro para investir, 44% dos proprietários começaram a oferecer novos itens durante os lockdows.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile