Que os homens evitam o quanto podem procurar o médico é uma ideia que deixou de ser apenas senso comum para se tornar um fato constatado em números. Um levantamento da rede de saúde Dr. Consulta descobriu que para cada quatro consultas agendadas com o ginecologista, somente uma é agendada com urologista. Ou seja, os homens vão quatro vezes menos ao médico que as mulheres.
Nesse contexto de busca por trazer o público masculino para os consultórios, a Jornada Goiana de Urologia, evento de destaque no cenário médico do Centro-Oeste, realiza mais uma edição neste ano em Goiânia, nos dias 16 e 17 de agosto. A expectativa é reunir cerca de 150 participantes de Goiás, Brasília, São Paulo e Paraná, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Um dos destaques do evento será o Workshop Novas Tecnologias em Urologia, com simuladores de cirurgia robótica e tratamento de próstata aumentada, programado para a manhã do dia 16. Estarão disponíveis simuladores de cirurgia robótica da Strattner e os simuladores de tratamento de hiperplasia prostática benigna Greenlight e Rezum, da empresa Boston. Além disso, haverá uma exposição sobre laseres de alta potência para tratamento de hiperplasia prostática benigna da empresa Handle Cook.
Será uma oportunidade única para estudantes e até mesmo para profissionais já especializados na área se familiarizarem com essas ferramentas, que são as últimas novidades em tratamentos urológicos.
O objetivo central da Jornada é oferecer um evento científico de alto nível, com palestrantes de renome nacional e internacional. “Vamos abordar todas as subáreas da urologia, incluindo uro-oncologia, hiperplasia prostática, urologia de consultório, tratamento de cálculos renais, uropediatria, uroginecologia e distúrbios miccionais da bexiga. Neste ano, pela primeira vez, teremos um workshop sobre novas tecnologias em urologia, onde os participantes poderão manusear equipamentos modernos”, destaca Rodrigo Lima, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção Goiás (SBU Goiás), que realiza o evento.
O especialista enfatiza a importância da Jornada no cenário dos eventos médicos do Centro-Oeste. “É um evento anual que se tornou o mais tradicional da urologia na nossa região”, afirma.
O público-alvo da Jornada inclui médicos urologistas e residentes em urologia do Centro-Oeste. “Teremos colegas do Distrito Federal, o que enriquecerá ainda mais a nossa jornada. Residentes de cirurgia geral e acadêmicos de medicina também são bem-vindos,” complementa.
Entre os temas das palestras que serão realizadas no evento estão “Estética genital masculina: cenário atual do preenchimento peniano com ácido hialurônico”, “Imunoterapia em câncer de bexiga”, “Novidades em Litíase Renal – novas fontes de laser e bainhas de
aspiração” e “Enucleação bipolar da próstata com alça de ressecção – como
fazer?”.
A Jornada Goiânia de Urologia promete ser um evento enriquecedor e inovador, mantendo a tradição e a excelência científica que marcam sua trajetória.
Para sócios adimplentes com a SBU, a participação é gratuita. Para não-sócios, o valor é de R$ 300. Para profissionais da saúde não urologistas, residentes e acadêmicos, o preço é de R$ 100.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp 62 98408-1168, ou envie email para sbu-go@hotmail.com