O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) fez um apelo, em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (1º), pela votação do PL 4.426/2023 que, entre outros temas, confirma o reajuste salarial para os servidores públicos e militares das forças de segurança do governo de Brasília-Distrito Federal e para militares dos ex-territórios. O projeto também assegura licença remunerada para cumprimento de mandato como presidente de sindicato, além do pagamento dos dois benefícios.
Izalci fez o pronunciamento antes da sessão plenária de quarta-feira, que aprovou o projeto. O texto seguiu para sanção.
De acordo com o senador, se a matéria não fosse votada a tempo correria o risco de caducar. O projeto tem o mesmo teor da medida provisória (MP) 1.181/2023, que perde a validade no dia 14 de novembro. Editada em julho, a medida não chegou a ser votada pela comissão mista porque a Câmara dos Deputados não indicou representantes para o colegiado.
— Além de não ter o prometido aumento em janeiro, essa recomposição, ainda vamos ter que discutir o que fazer com o que foi dado em julho, com os 9%. Vai devolver? Não vai devolver? Ainda temos que discutir isso — observou.
Izalci apontou que o acordo para o reajuste da recuperação parcial da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF não foi cumprido conforme o combinado.
Fonte: Agência Senado