O grupo Bailarinos de Brasília se apresentará nesta sexta-feira (10), às 19h, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906, em uma intervenção na Galeria de Arte junto às fotografias da exposição Niemeyer – dança by Vega. O espetáculo marcará o encerramento da mostra, que é uma conclusão do projeto fotográfico em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer por meio da arte do balé.
As imagens, do fotógrafo espanhol Juan Carlos Vega, foram feitas em colaboração com o grupo de Bailarinos de Brasília, de 2020 a 2022, tornando-se um meio de integração cultural da irmandade Brasil-Espanha.
Essa grande mostra, com materiais e impressões trazidos da Espanha, apresenta bailarinas e bailarinos nos principais monumentos de Brasília idealizados por Niemeyer. As obras expostas na Galeria de Arte Casa Thomas Jefferson estarão à venda em benefício dos Bailarinos de Brasília.
A primeira exibição deste projeto ocorreu em abril de 2022, em comemoração aos 62 anos de Brasília, com fotos de formato grande no Centro de Atendimento ao Turista, na Praça dos Três Poderes, com o apoio da Secretaria de Turismo do DF. A segunda exposição foi realizada para celebrar o Dia Internacional da Dança, 29 de abril.
Sobre Juan Carlos Veja
Renomado fotógrafo espanhol, tem numerosas exposições em diversos países. Recentemente, realizou a exposição Manos de la Arquitetura, que retrata os maiores arquitetos dos EUA, da Espanha e da Itália, com próximas paradas em Nova York e Dubai. Os seus clientes Loewe, Louis-Vuitton, Mercedes-Benz, entre outros, endossam seu trabalho com editoriais e capas de importantes publicações, como Fearless, BDM, Conde Nast, entre outras.
Sobre o Bailarinos de Brasília
O grupo Bailarinos de Brasília iniciou seus trabalhos no início de 2019. O grupo conta com 12 bailarinos e é dirigido pela coreógrafa Tereza Braga e a bailarina Paula Nóbrega. Participou do evento Catarina Fest, realizado no Pavilhão do Parque da Cidade, do Projeto Arte no CAT, uma iniciativa da Secretaria de Turismo do DF (Setur), do Italian Festival de Gastronomia, em Águas Claras, do evento Brasília Iluminada, de iniciativa da Secretaria de Cultura do DF, e do aniversário de 62 anos de Brasília, no Eixo Cultural Ibero-americano.
Foi convidado para a abertura da exposição do renomado fotógrafo espanhol, Juan Carlos Vegas, DANÇA BY VEGAS, no Instituto Cervantes. Os bailarinos possuem formação de dança clássica, mas também se aperfeiçoam em outras modalidades, como a dança contemporânea e o balé neoclássico.
EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA