O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, concluiu nesta quinta-feira (3) as obras de construção do desvio no km 321 da BR-381/MG, no município de Nova Era, em Minas Gerais. Tendo em vista os efeitos das fortes chuvas de dezembro e janeiro, onde o tráfego de veículos precisou ser interrompido em virtude de deslizamento de terra no talude.
Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) primeiro iniciaram os levantamentos técnicos necessários para definir a solução do problema e elaboraram um plano para implantação de desvio no local, utilizando um volume considerável de material pétreo.
Após uma semana, equipes anteciparam o cronograma e garantiram a trafegabilidade de veículos leves e pesados por meio do desvio emergencial. A próxima etapa a ser executada é avançar com os serviços de recomposição da pista principal.
Histórico
Em 14 de janeiro, após fortes chuvas na região, as equipes do DNIT observaram o primeiro deslocamento de uma grande massa de terra do talude do km 321 da BR-381/MG, que pressionou a base da rodovia e rompeu a pista. No dia 21 de janeiro, houve um novo deslocamento do maciço e a continuidade de movimentação de terra no talude do trecho.
Após a segunda ocorrência, comprometendo inclusive as áreas previstas para o desvio, as obras só puderam ser iniciadas depois da estabilização do local, para garantir a segurança das equipes e dos usuários da rodovia.
*Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura