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Governo de São Paulo inclui música na grade escolar

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Foto: Edison Castanhari/Seduc

Com o programa inédito Guri nas Escolas, o estado de São Paulo integrou o ensino da música como componente essencial no currículo escolar das escolas estaduais. O investimento supera R$ 9 milhões, provenientes da Secretaria da Educação, e a iniciativa será inserida em 97 escolas do Programa Ensino Integral (PEI), atendendo 20.370 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ainda este ano, o programa será ampliado para 200 escolas, com mais de 42 mil vagas.

“A implantação do Guri nas Escolas tem como foco a valorização dos nossos estudantes e a disponibilização de ferramentas que são importantes para o desenvolvimento e descobertas de paixões para a vida escolar, mas também para a vida adulta”, afirmou o secretário da Educação, Renato Feder.

Só na região metropolitana de Campinas, são sete polos em escolas estaduais, com 1.470 vagas, sendo 210 por escola. Esses polos estarão localizados em Campinas (nas Escolas Estaduais Professor Carlos Lencastre, Vila Vitória e Jornalista Roberto Marinho), Hortolândia (Escola Estadual Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales), Indaiatuba (Escola Estadual Professora Suely Maria Cação Ambiel Batista) e Santa Bárbara D’Oeste (nas Escolas Estaduais Professor Ulisses de Oliveira Valente e Professora Maria Guilhermina Lopes Fagundes).

A região conta com mais 1.929 vagas do Projeto Guri original, criado há 30 anos para promover o aprendizado da música, com um milhão de alunos formados. As aulas são distribuídas em nove polos adicionais, sendo dois em Campinas, e os demais em Indaiatuba, Monte Mor, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré e Vinhedo. Há ainda dois polos em funcionamento em escolas municipais (Hortolândia e Indaiatuba) e outros três polos em unidades da Fundação CASA, todos em Campinas.

As aulas de música abordam desde apreciação musical até composição e improvisação, alinhadas às seis dimensões do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criação, crítica, estética, expressão, fruição e reflexão. O programa desenvolve também habilidades como memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico, competências que impactam diretamente no desempenho acadêmico dos alunos em outras disciplinas, como matemática e ciências.

“Essa integração garante que a música se torne um componente essencial na formação dos alunos, potencializando o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento social e emocional, preparando-os para os desafios do futuro”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

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