A emoção marcou a entrega, na quinta-feira (1º), das 15 casas construídas pelo Governo de Santa Catarina em Abelardo Luz por meio de programa de habitação social. O investimento do Estado foi de mais de R$ 1 milhão. A secretária da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, participou da inauguração e destacou a importância da obra para as famílias beneficiadas.
“Sabemos que essa é a realização de um sonho e uma nova etapa para as famílias. Ter uma casa traz dignidade e autonomia para as pessoas em situação de vulnerabilidade se desenvolverem. Estamos muito felizes em poder fazer essa entrega em Abelardo Luz e, em breve, vamos beneficiar muitas outras pessoas”, disse.
Cristiane Vaz foi uma das contempladas com o imóvel e diz que o sentimento é de muita felicidade, especialmente porque a casa é totalmente adaptada e acessível para a filha dela, Júlia, de nove anos que é cadeirante. “Ter a nossa casa própria é um sonho realizado. Foram muitos anos morando de aluguel e com a Júlia que é cadeirante desde os dois anos de idade. Ter acessibilidade é muito importante porque ela vai começar a aprender a se movimentar dentro de casa com a cadeira de rodas. No banheiro também tem toda a acessibilidade para usar a pia, o vaso, tomar banho sozinha. Agora vamos treinar ela para poder ter mais autonomia”, comemorou.
As casas, que custam até R$ 70 mil a unidade, são totalmente gratuitas para as famílias. Os imóveis têm de 45 a 50 metros quadrados e contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A seleção dos beneficiados é feita pelos próprios municípios com base em diversos critérios.
Atualmente há obras em andamento do programa estadual de habitação social em 38 municípios catarinenses e em alguns os trabalhos estão em fase final, como em Vargeão e Bom Jardim da Serra. A expectativa é que em breve as casas sejam entregues para as famílias selecionadas.
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Abelardo Luz