A edição desta semana do Sextas Musicais levará ao público um Recital de Despedida. Convidada pelo Conservatório de Música de Rouen, na França, para dar continuidade ao seu aperfeiçoamento de técnicas musicais, a flautista Laís Sandy quer apresentar o resultado de todas as suas vivências musicais, estudos e aprendizados acadêmicos que a transformaram numa musicista madura e preparada para ingressar em uma academia de música de padrão internacional.
O espetáculo, com entrada gratuita, será nesta sexta-feira (1º), às 20h, no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP SUL 706/906, Plano Piloto de Brasília-DF, e a transmissão ao vivo pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais, será mantida em todos espetáculos. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.
Laís Sandy dedica este concerto a todos os seus professores, mestres, alunos, apoiadores e incentivadores por terem sido, todos, fundamentais para que a sua trajetória artística e profissional alcançasse esta nova fronteira geográfica e artística.
Do programa deste recital constarão as peças:
W. A. Mozart Andante em Dó
Jacques Ibert Pièce, pour Flûte seule
Friedrich Kuhlau Three Grand Duets, Op. 39
Gabriel Fauré Fantaisie
Vivaldi Concerto nº 3 em ré – “Il Gardellino”
Alexander, violinos; Mariana Gomes, viola; Norma Parrot, violoncelo
François Borne Fantaisie Brillante sur Carmen
Jacob do Bandolim Receita de Samba
Gabriel Carneiro, pandeiro; Matheus Donato, cavaquinho
Sobre a musicista
Laís Sandy possui um talento musical nato. Iniciou o seu amor pela música nas aulas de musicalização infantil aos sete anos, em São Pedro d’ Aldeia (RJ). Lais cresceu, amadureceu e se desenvolveu na arte e nas técnicas musicais e do seu instrumento. A música, em todas as suas dimensões, passou a permear a sua vida, a sua rotina, as suas atividades.
Sandy chegou a Brasília em 2009. Na Escola de Música de Brasília, concluiu o curso básico e técnico em flauta. Estudou no Colégio Militar de Brasília, onde atuou como comandante-aluna da banda de música, quando desenvolveu muito o seu aprendizado com os ensinamentos dos professores e mestres em música, bem como nas inúmeras participações e colaborações nas variadas formações, como superbands, conjuntos de câmara, solos, trios, o grupo De Vento em Popa, entre outros, no Brasil e no exterior.
Atualmente, recebe orientação da flautista Eidi Lima. Em 2017, aos 18 anos de idade, ingressou na Universidade de Brasília, no curso de Licenciatura em Música, onde lecionou flauta transversal no projeto de Musicalização para Crianças e expandiu as suas atividades como professora de flauta transversal, principalmente para crianças. Atualmente, coordena os Flautísticos, projeto que visa trazer as crianças para perto da música por meio da flauta transversal.