A criatividade da artista visual Natália Santos Guimarães para expressar perfis de mulheres e suas histórias inspiradoras, e como cada uma transcende seus obstáculos, está em 15 pinturas inéditas em técnicas mistas de colagens e pintura digital. As obras fazem parte da exposição Mulheres Inspiradoras, que chegou dia 3 de março e fica até o dia 5 de abril na Galeria de Arte Casa Thomas Jefferson, na SEP Sul 706/906.
A exposição representa uma pequena amostra das centenas de mulheres inspiradoras que já prestaram a sua valiosa colaboração desde a concepção da Casa Thomas Jefferson, em todas as áreas e departamentos. Na impossibilidade de retratar todas elas, essa pequena amostra rende louvores e homenagens a todas e cada uma dessas mulheres inspiradoras que já fizeram e ainda fazem parte do sucesso e da prosperidade da Casa Thomas Jefferson.
O projeto Mulheres Inspiradoras foi concebido pela equipe de Marketing da Casa Thomas Jefferson com o intuito de homenagear internamente as colaboradoras que manifestaram interesse em receber uma ilustração personalizada feita por Natália, que também fez parte do quadro de colaboradoras.
Com entrada gratuita, o projeto tem o apoio da Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos que tem a missão de conectar e transformar vidas por meio de experiências singulares, sendo a promoção cultural uma dessas ferramentas.
Nas telas, Natália SG apresenta mulheres que fazem parte da história da Casa Thomas Jefferson – que, este ano, completa 60 anos de idade – tendo como referência e foco principal suas histórias inspiradoras. As pinturas são recheadas de mistério em suas palavras em lettering que descrevem cada perfil, e sempre em busca de soluções plausíveis que possam acrescentar, de maneira positiva, uma melhor forma de homenagem às participantes da ação.
“Existem muitos desafios na vida das mulheres em geral. Tivemos que lutar por cada espaço que conquistamos no passar do tempo. Sempre existiu muito estigma sobre as habilidades das mulheres, e no mundo da arte não foi diferente. Entre muitos outros obstáculos que enfrentei, posso dizer que ainda assim vale a pena perseverar naquilo em que se acredita, no seu talento e no sonho. Mesmo que seja uma caminhada árdua contra todo tipo de preconceito. Se todas as mulheres do passado que abriram caminho para nós tivessem desistido, hoje não teríamos tantas vozes de mulheres guerreiras para mostrar aqui”, destaca a artista.
“Agradeço à Casa Thomas Jefferson pela oportunidade de abrir um espaço para tantas histórias maravilhosas e por confiar no meu trabalho artístico, além de trabalhar com mulheres fantásticas e inspiradoras. Espero que, por meio das obras artísticas e suas histórias, nasça a motivação para que muitas pessoas valorizem as mulheres, seus trabalhos, e que possamos apoiá-las em suas criações, para que, juntos, criemos um mundo com mais igualdade e menos estereótipos”, afirma Natália.
Sobre Natália
Natural de Brasília, Natália Santos Guimarães começou a estudar desenho, pintura, escultura e gravura em seus primeiros anos escolares nos anos 2000, de forma independente. Seu interesse pela arte cresceu com o passar dos anos, o que a levou a especializações em marketing e design gráfico.
No mercado publicitário, editorial e de entretenimento, suas criações atingiram livros, revistas, videogames, campanhas e outros projetos criativos. Sua assinatura esteve presente em grandes marcas com suas criações de design, ilustrações e animações.
Natália desenvolveu projetos para SEBRAE, Casa Thomas Jefferson, English Wave, CAIXA, Secretaria de Educação do Piauí, Secretaria de Educação de Minas Gerais, Jornal Metrópoles, entre outros.
Atualmente, Natália é gestora em uma agência de publicidade e desempenha funções de designer e ilustradora para a Farol Visual. Ela se mantém em contínuo desenvolvimento de projetos criativos em seu estúdio.
EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA