Cidade de Brasília demonstra evolução no setor imobiliário e começa a viver uma grande valorização
O Brasil é um país continental. Por todo o seu território não faltam cidades pequenas, médias e grandes que são capazes de entregar muito conforto e ótimos chamativos aos compradores de imóveis.
Em um território fértil para negócios, a cidade de Brasília, a capital federal, pinta no horizonte e prevê uma expansão dos negócios de compra e venda de casas para os próximos anos.
Mercado em alta
Para entendermos melhor os dados, o Sindicato da Indústria de Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) apresentou uma melhora dos números na cidade em 2024 em comparação com 2023.
De forma prática, em maio deste ano foram registradas a venda de 879 imóveis, mais que o dobro do mesmo mês em 2023 (424 unidades). O número chama a atenção e dá indícios que Brasília é um ótimo lugar para investir em casas para comprar.
Um dos fatores que deixam ainda mais em evidência a expansão do mercado imobiliário em Brasília é que o Índice de Velocidade de Vendas, que monitora o desempenho dos setor de imóveis na região, apresenta uma marca de 12.7% de aumento, número que nunca foi tão alto desde a implementação do estudo, iniciado em 2015.
Por conta disso, os empresários do setor estão esperançosos que em breve, a cidade de Brasília se torne um grande polo do mercado. As construtoras terão a grande oportunidade de construir novos empreendimentos e, de forma natural, atrair novos moradores que irão ajudar a aquecer a economia local.
Casa própria
Um dos fatores que ajudam essa melhora dos números de Brasília é o entendimento do mercado que os consumidores estão decididos a deixar o aluguel de lado e realizar a compra da casa própria.
Ter um lugar para morar sem preocupações com aluguel é fundamental para realizar o investimento que é um retorno financeiro de médio a longo prazo.
Sendo assim, o setor faz investimentos pesados para que o lado burocrático seja mais destravado e entregue ao comprador de Brasília mais facilidade e comodidade na hora de negociar a sua compra.
Além disso, outro ponto é que o loteamento seja mais explorado pelas empresas do setor e atenda as demandas que o mercado apresenta conforme o comprador demonstra a sua necessidade para ter uma rotina mais tranquila e com muito mais conforto.
Metro quadrado em Brasília
Segundo os dados do Índice Fipezap, o preço do metro quadrado em Brasília está em R$9.280. O valor coloca a capital federal, como uma das mais caras do país. Para entendermos essa valorização, nos últimos 12 meses o valor cresceu 4,78%.
Arquitetura
Um dos pontos que deixam Brasília como uma cidade bem procurada por empresários e investidores imobiliários é o seu planejamento. A capital do Brasil foi desenhada de forma consciente e tem um dos melhores planos urbanos do país, que segue à risca o seu plano piloto. Por conta disso, ela consegue ter tudo mapeado e o crescimento não se torna desordenado, como acontece em algumas grandes capitais do solo brasileiro.