19.5 C
Brasília
sexta-feira, dezembro 13, 2024

ANUNCIE

Desemprego avança para 8,8% e aflige 9,4 milhões de brasileiros

Às vésperas do Dia Internacional dos Trabalhadores, celebrado em 1º de maio, não há muito o que comemorar. A taxa de desemprego no Brasil subiu, de novo, e atingiu 8,8% no trimestre móvel terminado em março, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nessa sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao trimestre de outubro a dezembro de 2022, o período traz aumento de 0,9 ponto percentual (7,9%) na taxa de desocupação. Com isso, o número absoluto de desocupados teve alta de 10% contra o trimestre anterior, chegando a 9,4 milhões de pessoas. São 860 mil pessoas a mais entre o contingente de desocupados, comparado o último trimestre do ano passado.

O total de pessoas ocupadas teve um recuo de 1,6% contra o trimestre anterior, caindo para 97,8 milhões de brasileiros. Deixaram o grupo cerca de 1,5 milhão.

O número de trabalhadores por conta própria com CNPJ teve queda de 8,1% (o que representa menos 559 mil pessoas). Com isso, a taxa de informalidade voltou aos 39% da população ocupada, o que equivale a 38,1 milhões de trabalhadores informais no país. No trimestre anterior, a taxa era de 38,8%.

O IBGE mostra também que o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, chamado nível de ocupação, chegou a 56,1%. Trata-se de uma queda de um ponto percentual em relação ao trimestre anterior (57,2%).

O contingente fora da força de trabalho foi estimado em 67 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2023. O incremento foi de 1,1 milhão de pessoas frente ao trimestre anterior.

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos