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sexta-feira, janeiro 10, 2025

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Descubra-se na crise

* Janine Brito

Não há nada mais desafiante do que um contexto de crise para o seu negócio. É aquela velha máxima, “a necessidade faz o homem, e o homem as oportunidades”. Eu, particularmente, considero uma dádiva toda forma de aprendizado, e digo mais: são nos maus bocados que a gente aprende de verdade.

Como empreendedora, estou deveras encantada com as soluções alternativas que os mais diversos setores estão adotando para se reinventar em tempos tão difíceis, mantendo o quadro de colaboradores e o negócio girando com tranquilidade.

‘Pensar fora da caixa’ é uma crença que eu sempre trouxe em meu discurso voltado para empreendedores de sucesso, então é gratificante ver as coisas acontecendo com ainda mais força.

O momento pede humildade de nós, empresários, de maneira que todos possam ter consciência das fraquezas e forças de suas empresas, não perdendo de vista as oportunidades de crescimento. Afinal, a crise é como uma lição de casa e relembra aquilo que um dia foi aprendido: acompanhar os interesses do público-alvo, criando, assim, novas tendências ou mesmo soluções, que sejam capazes de mudar a vida dos clientes.

Mais do que nunca, é necessário sair da zona de conforto e adotar uma cultura de empreendedorismo e inovação nos negócios. Se você não sabe por onde começar, comece reservando um tempo na agenda para conferir as ofertas de cursos, eventos e palestras, para empreendedores brasileiros. Obviamente, tudo online — o conhecimento e as conexões definitivamente não podem parar pelo mundo.

Todo este cenário tende a favorecer pensamentos negativos, que tentam subornar a capacidade de execução dos gestores. Daí a importância de revisar o planejamento estratégico da sua empresa: avaliar a direção da empresa em resposta a mudanças no mercado, definir prioridades e recursos, além de fortalecer as operações.

Voltemos nossas atenções para as iniciativas que proporcionam gatilhos de equilíbrio e sucesso. Invista em plataformas de vendas online e aplicativos de delivery, se for o seu caso; e não deixe de pagar os fornecedores, pois eles são fundamentais para a continuidade do seu negócio. E se eu puder deixar um conselho especial, abra os olhos para as redes sociais do seu negócio, pois elas valem ouro.

*Diretora executiva da Pinheiro Ferragens, CEO do Grupo Pinheiro de Brito, fundadora do Grupo Empresários em Ação e escritora

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