Reconhecido por ser referência nacional na produção de soja e milho, o município de Jataí (GO) terá o escoamento impulsionado pelo avanço das obras do contorno rodoviário que interliga as BRs 060, 158 e 364. Uma comitiva do Governo Federal vistoriou a continuidade das intervenções nas rodovias federais, que têm investimentos na ordem dos R$ 59 milhões.
As intervenções atendem a uma demanda antiga da população local e dos usuários que passam pela região, principalmente aqueles que precisam atravessar a cidade para chegar em seus destinos. As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já concluíram, na pista da esquerda, o vão central da ponte sobre o Rio Claro e o prolongamento do acesso da margem direita.
Com a conclusão das obras, o contorno desviará das vias urbanas o alto fluxo de veículos de carga, resultado do tráfego de longa distância. Isso vai diminuir o tempo de viagem dos usuários, favorecer a economia com combustível e garantir mais segurança e conforto para quem mora e passa pelo local. Além disso, o empreendimento deve favorecer o escoamento da produção da região para todo o país, proporcionando, assim, mais oportunidades para o agronegócio.
Serviços
Ainda do lado esquerdo, estão sendo feitos serviços de terraplenagem e, posteriormente, será realizada a pavimentação até o entroncamento com BR-364/GO. O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, estava acompanhado do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do diretor-geral do DNIT, general Santos Filho. “Este empreendimento do Governo Federal vai trazer mais segurança para a mãe de família que vai buscar os filhos na escola, ao motorista profissional que enfrentará um trânsito mais fluido, além de gerar renda e emprego”, afirmou Sampaio.
No lado esquerdo do rio, mais próximo da cidade de Jataí, a autarquia está executando o encabeçamento para depois realizar a terraplanagem e a pavimentação. As equipes fazem, ainda, a concretagem das aduelas da ponte da pista da direita — das 18 previstas, oito já estão prontas. Nesse ritmo, seguindo o cronograma previsto, as obras das pontes sobre o rio e da pavimentação do subtrecho que liga o entroncamento com a BR-158/GO e o entroncamento da BR-364/GO, devem ser concluídas até o final de dezembro.
*Com informações da coordenação-geral de Comunicação Social do DNIT
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura