O Congresso Nacional ficará iluminado de verde em menção ao Dia da Infância, comemorado em 21 de agosto. Será o segundo ano consecutivo em que as crianças serão lembradas pelo parlamento. A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-Brasília) foi a autora do pedido para que a iluminação fosse modificada.
A iniciativa faz parte do Biênio da Primeira Infância, que também foi proposto pela deputada Paula Belmonte. Aprovado inicialmente para 2020 e 2021, o período foi prorrogado por conta da pandemia. Nos últimos anos, o Congresso Nacional tem promovido debates e se aproximado de entidades e especialistas na defesa das crianças.
A autora do projeto é uma das principais defensoras no Congresso Nacional das políticas públicas destinadas aos primeiros anos de vida dos brasileiros. Paula se inspirou no vencedor do prêmio Nobel James Heckman, economista que fala que cada dólar investido na primeira infância retorna 14 centavos a cada ano de vida dos cidadãos.
“Nesse últimos três anos e meio, conseguimos trazer a criança para o centro do debate. Nunca tivemos tantos parlamentares engajados pela defesa da primeira infância. Fico muito honrada em fazer parte desse movimento. Aos poucos, vamos conscientizando os brasileiros sobre a importância de se investir nas crianças”, disse Paula Belmonte.