23.5 C
Brasília
quinta-feira, dezembro 12, 2024

ANUNCIE

Comissão de Agricultura do Senado analisa o Marco Temporal

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, fez a leitura do relatório a respeito do PL 2903/2023, que trata do Marco Temporal de demarcação de terras indígenas. A relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), apresentou parecer favorável à matéria, entretanto, foram concedidas vistas coletivas.

Para Soraya, os processos de demarcação parados Brasil afora, tiram as esperanças dos produtores de obterem justiça e segurança no direito de propriedade. “Esse projeto não significa produtores rurais contra terras indígenas. O projeto, inclusive, teve a participação de todos nós, que queremos paz no campo e direito de propriedade para todos. Além de encerrar disputas no âmbito jurídico”.

Ficou acordado, ainda, a realização de audiência pública e votação do Projeto na próxima semana, dias 22 e 23, respectivamente. O relatório institui a data da promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988) como marco temporal para o reconhecimento de ocupação de terras por indígenas, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.

O objetivo é dar segurança jurídica para quem detém a posse da terra e pagou por ela. Como vimos, atualmente, qualquer área do território nacional pode ser demarcada, sem nenhum tipo de indenização.

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos