24.5 C
Brasília
sexta-feira, dezembro 13, 2024

ANUNCIE

Censura prévia do TSE é um ataque à liberdade de expressão e à democracia

*Luciano Lima 
“Unidade repressora oficial, unidade repressora oficial. A censura, a censura, única entidade que ninguém censura”. A letra da música “CENSURA” da banda brasiliense Plebe Rude nunca foi tão atual. Seria o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a nova unidade repressora oficial?
A decisão do ministro Benedito Gonçalves, do TSE, de censurar previamente o documentário da produtora de conteúdo Brasil Paralelo “QUEM MANDOU MATAR JAIR BOLSONARO?”, que tinha estreia marcada para o próximo dia 24 de outubro, nos remete aos tempos mais obscuros e sombrios da ditadura militar.
A título de informação para enriquecer o texto que aqui escrevo, não podemos esquecer que o ministro Benedito Gonçalves foi indicado pelo ex-presidente, ex-presidiário e ex-condenado Lula para as instâncias superiores da justiça brasileira. Foi o mesmo Benedito Gonçalves que também CENSUROU o documentário “QUEM MANDOU MATAR CELSO DANIEL?”
O pedido de CENSURA foi feito pelos advogados da campanha de Lula em uma clara demonstração de totalitarismo, certeza da impunidade e de uma maléfica influência jurídica.
Por que o PT consegue CENSURAR todos que tentam mostrar fatos e os “dois lados da moeda”? O que no caso da tentativa do assassinato em 2018 do então candidato Jair Bolsonaro incomoda o PT? Por que o PT persegue e ameaça todos que falam ou escrevem sobre a morte do prefeito Celso Daniel? Teria o PT algum envolvimento direto nos casos? Que tem medo, tem culpa? Que os brasileiros tirem suas próprias conclusões.
O que todos os brasileiros de bem e a produtora Brasil Paralelo esperam neste momento é um pronunciamento de todas as entidades que defendem a liberdade de expressão e a democracia no Brasil.
Cadê a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)? A Associação Nacional dos Jornalistas (ANJ)? A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)?
Onde estão todos os políticos, jornalistas, artistas, professores e lideranças sociais que assinaram, em agosto deste ano, a “CARTA ÀS BRASILEIRAS E AOS BRASILEIROS EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO”, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)?
Onde estão os políticos, jornalistas, artistas, professores e lideranças sociais que assinaram o manifesto “EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA JUSTIÇA”, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)?
Uma última pergunta: assim como o “ÓDIO DO BEM”, existe também a “CENSURA DO BEM”?
*Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos