Pouca gente sabe, mas no Brasil, comemora-se em 25 de maio o dia nacional da adoção. Para marcar a data, o Grupo Aconchego – organização brasiliense que trabalha há mais de 20 anos promovendo ações em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional –, em parceria com a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e a Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF), preparou uma série de ações gratuitas para despertar, na sociedade, o interesse pela temática da adoção.
A programação começa com uma caminhada no dia 19 de maio, no Eixão do Lazer, a partir das 8h30. O ponto de encontro será na altura da 113 Sul. Ali mesmo, um pouco mais tarde, às 9h30, ocorre o Piquenique, com lanche coletivo trazido pelos participantes. Na sequência, no dia 25 de maio, será realizado o Cine Debate, no Espaço Itaú Cinemas, no CasaPark, com o filme “De repente uma família”, com direção de Sean Anders, apenas para convidados. No domingo, dia 26, a atração é a Dança Circular, que ocorrerá na Praça dos Três Poderes, a partir das 17h. E, por fim, o Grupo Aconchego traz a exposição “Famílias Aconchegantes” para o hall de entrada da nova sede do Banco do Brasil, na 201 Norte.
De acordo com Soraya Pereira, psicóloga e presidente do Grupo Aconchego, várias cidades brasileiras contarão com atividades alusivas à data. “A nossa ideia é sensibilizar a sociedade para um tema tão delicado e, ao mesmo tempo, apresentar um pouco do nosso trabalho para quem se interessa pelo assunto”, afirma.
Como surgiu a data
A data foi criada em 1996, durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. Para celebrar, diversas atividades são realizadas em todo o Brasil para conscientizar a população sobre a realidade de crianças e adolescentes que vivem ou que são assistidas em instituições de acolhimento.
Soraya Pereira conta que o Distrito Federal é um dos melhores exemplos do país no que diz respeito à adoção, mas muito ainda pode ser feito. “Apesar dos avanços, ainda temos muitas crianças e adolescentes, entre 10 e 18 anos incompletos, à espera de um lar. É necessário despertar a atenção e conscientizar a população sobre esse dado, por isso a realização da Semana Nacional da Adoção é tão importante”, ressalta.
Todas atividades serão gratuitas. Mais informações: (61) 3963-5049.
PROGRAMAÇÃO
Semana Nacional da Adoção 2019
Caminhada e Piquenique Aconchegante Data: 19 de maio (domingo) Caminhada Horário: a partir das 8h30 Local de partida e chegada: Eixão Sul – altura da 113 Sul Piquenique (lanche coletivo) Horário: a partir das 9h30 Local: Lateral do Eixão Sul – altura da 113 Sul
Cine Debate sobre adoção Filme: De repente uma família Data: 25 de maio (sábado) Horário: a partir das 10h Local: Espaço Itaú de Cinemas – Casa Park (só para convidados)
Dança Circular Data: 26 de maio (domingo) Horário: 17h Local: Praça dos Três Poderes
Exposição Famílias Aconchegantes Data: 20 a 24 de maio Horário: das 8h às 18h Local: Hall de entrada da nova sede do Banco do Brasil, na 201 Norte
Informações: (61) 3963-5049 |
Aconchego
O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.
Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO