24.5 C
Brasília
domingo, julho 7, 2024

ANUNCIE

Brasília recebe a Jornada Brasil-Central de Mastologia

A Associação Médica de Brasília sediou a Jornada Brasil-Central de Mastologia, que reuniu cerca de 50 médicos especialistas para compartilhar conhecimentos, experiências e avanços nas áreas de mastologia, oncologia, patologia, radiologia e genética. No encontro, a radiologista mamária do Hospital Anchieta, Márcia Laporte, foi uma das conferencistas que, durante os dias 28 e 29 de junho, compartilharam pesquisas e conhecimentos com o objetivo de aprimorar práticas e técnicas, além de fortalecer parcerias com médicos de diversas regiões do Brasil.

Márcia Laporte apresentou uma palestra sobre os aspectos de imagem na terapia neoadjuvante do câncer de mama. Segundo a especialista, uma das vantagens da terapia neoadjuvante é a redução do volume tumoral, permitindo a realização de uma cirurgia conservadora, além de servir como um importante indicador prognóstico. “Nós sabemos que as pacientes que respondem à terapia neoadjuvante têm menor recorrência e uma das vantagens mais consistentes é a avaliação da resposta in vivo. Sabemos que, por meio dos métodos de imagem, conseguimos acompanhar em tempo real a resposta específica da paciente e do tumor”, afirmou.

A especialista destacou ainda que o Hospital Anchieta está fortemente comprometido com a jornada da paciente oncológica, especialmente no tratamento do câncer de mama, por meio de equipes multidisciplinares que envolvem mastologistas, oncologistas e radiologistas especialistas, oferecendo suporte desde o diagnóstico até o fim do tratamento. “A relevância da avaliação por imagem é auxiliar os colegas no planejamento cirúrgico e seguimento das pacientes”, concluiu a médica radiologista do Hospital Anchieta, Márcia Laporte.

A terapia neoadjuvante consiste na administração de tratamentos como quimioterapia, hormonioterapia ou imunoterapia antes da cirurgia e tem se mostrado uma estratégia eficaz no combate ao câncer de mama. Nesse contexto, a interpretação correta das imagens radiológicas desempenha um papel fundamental na definição do melhor plano terapêutico e no acompanhamento do progresso do tratamento.

Divulgação
A mastologista Mara Priscila Campos Vera Giorgi, especialista em reconstituição mamária, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia da Regional Distrito Federal e consultora do Hospital Anchieta desde 2021, também participou da Jornada Brasil-Central de Mastologia e afirma que a oncologia dentro da rede Kora Saúde tem sido tratada com prioridade, por isso a importância de médicos participarem de um evento que discute aspectos globais do câncer de mama e divulgar à população que a rede tem profissionais extremamente qualificados e que estão na vanguarda de aspectos como diagnóstico e tratamento.

“A despeito de sermos um grupo novo, estamos ganhando espaço à medida que estamos sendo enxergados. Considero que é muito importante a gente fazer essa divulgação, tanto na questão regional próximo ao hospital com os pacientes e com a população local, que a oncologia é forte dentro do Kora Saúde, que temos profissionais extremamente capacitados. Precisamos gerar essa indicação, referência ou a contrarreferência”, avaliou.

A Jornada Brasil-Central de Mastologia, além de promover a troca de experiências e atualização científica, proporciona um ambiente propício para o fortalecimento da especialidade e a melhoria contínua dos cuidados prestados às pacientes com câncer de mama.  O evento é coordenado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, regional DF, há sete anos com esse nome e é o segundo ano consecutivo que o Hosptial Anchieta participa ativamente.

…..

Assessoria de Comunicação

Re9 Comunicação

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos