Início BRASIL Arquivo em Cartaz reúne filmes em homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro

Arquivo em Cartaz reúne filmes em homenagem ao centenário de Darcy Ribeiro

0

O olhar de cineastas, antropólogos visuais e dos povos retratados servirão de janela para a oitava edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que homenageará o historiador e político Darcy Ribeiro no centenário de seu nascimento.

Serão exibidos registros raros de povos indígenas, como “Rituais e festas Bororo”, com imagens de 1917 da etnia que habita, até hoje, a região do estado do Mato Grosso. Resultado do trabalho do cinegrafista Luiz Thomaz Reis a serviço da Comissão Rondon (1907-1915), o filme é considerado o primeiro registro etnográfico do mundo, e integra o acervo do Museu do Índio, instituição parceira do Arquivo Nacional nesta edição do festival.

“Funeral Bororo” é outro testemunho ocular das tradições desse povo do Centro-Oeste brasileiro, captadas desta vez em 1953, com roteiro do próprio Darcy Ribeiro e dirigido por Heinz Forthmann. Será exibido na “Mostra Memory of the World – MoW”, junto com outros filmes que fazem parte de acervos nominados ao registro “memória do mundo” da Unesco.

Importantes retratos da sociedade urbana do século XX também estarão no Arquivo em Cartaz. Estará na programação “Banda de Ipanema”, uma filmagem do desfile do lendário bloco carnavalesco carioca em 1977, e trechos de cinejornais realizados pela extinta Agência Nacional, órgão federal de comunicação pública, relatando fatos diversos do cotidiano do Brasil nos anos 1960, como a remoção de favelas pelo governo militar e uma greve de estudantes na Bahia. Mas o destaque vai também para um curioso filme que registra a presença, em 1946, do então presidente Eurico Gaspar Dutra na Festa de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro. A cópia única em suporte de nitrato de celulose, de origem ainda indeterminada, foi digitalizada pelo Arquivo Nacional especialmente para o festival.

De 3 a 13 de novembro, o Arquivo em Cartaz disponibilizará cerca de 90 filmes em plataforma de streaming gratuita, distribuídos nas seguintes mostras:

Mostra Competitiva – Neste ano, concorrem ao Troféu Batoque 27 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, produzidos entre 2020 e 2022 com, no mínimo, 30% de documentos de arquivo.

Mostra Acervos – Filmes relacionados à temática do festival, agrupados em quatro sessões: “Homenagem”, “Filmes Etnográficos”, “Memória do Mundo – MoW” e “Dia do Patrimônio Audiovisual”.

Mostra Lanterna Mágica – Curtas produzidos, exclusivamente para o festival, pelos participantes da “Oficina Lanterna Mágica”, dedicada à formação de produtores de filmes com material de acervo.

Mostra Arquivos do Amanhã – Filmes produzidos por crianças, adolescentes e jovens que registram eventos ou tradições significativas de seu tempo.

Mostra Arquivo Faz Escola – Exibição do filme “Vam prá Disneylândia” (1985), de Nelson Xavier, seguida de roda de conversa entre especialistas e alunos do ensino fundamental e médio.

Além dessas atrações, o Arquivo em Cartaz trará pesquisadores e técnicos para participarem de debates e ministrarem oficinas técnicas sobre produção de filmes e descrição/preservação de documentos audiovisuais. Mais informações podem ser obtidas na página do evento e nos arquivos compartilhados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile