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Abertura das comportas da Barragem de Boa Vista I garante água na Paraíba

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O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, autorizou a abertura das comportas da Barragem Boa Vista I, na Paraíba, para o Rio Tamanduá.

A Barragem de Boa Vista é a maior de toda a transposição do Rio São Francisco, com capacidade de armazenamento de 260 milhões de metros cúbicos. O Governo Federal investiu R$ 270 milhões na estrutura, que tem 900 metros de extensão e integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Esse investimento buscou garantir que a população local receba água em quantidade e qualidade tanto para o consumo humano quanto para agricultura irrigada e pecuária, dentre outras atividades.

A medida atende solicitação da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), após pedido da população local.

A abertura das comportas visa suprir as necessidades, sobretudo da população ribeirinha, para consumo e irrigação ao longo do trecho entre os reservatórios de Boa Vista, em São José de Piranhas, e Engenheiro Avidos, na cidade de mesmo nome. A medida também busca garantir maior aporte de água ao açude Engenheiro Avidos e, consequentemente, ao açude São Gonçalo, na cidade de Sousa.

Da última vez, as comportas ficaram abertas de 13 de dezembro de 2021 a 24 de janeiro de 2022. A medida é tomada quando solicitada pela Aesa. Até a segunda-feira (19), não havia nenhuma demanda para abertura da Barragem Boa Vista I, nem previsão no Plano de Gerenciamento Anual.

Transposição do Rio São Francisco

O Projeto de Integração do Rio São Francisco conta com os eixos Leste e Norte concluídos. No caso do Eixo Norte, as águas saem de Cabrobó, em Pernambuco, passam por Jati, no Ceará, e chegam à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

Além dos dois eixos, o projeto original da transposição do São Francisco inclui também o Ramal do Agreste, em Pernambuco, concluído no ano passado; o Ramal do Apodi, que vai atender 750 mil pessoas na Paraíba, no Ceará e no Rio Grande do Norte, já em obras; e o Ramal do Salgado, no Ceará, que está em fase de licitação.

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