Início ARTIGOS A mentira, o coração e a garganta

A mentira, o coração e a garganta

0

Ray Cunha

O coração, na Medicina Tradicional Chinesa (sou formado em MTC), é a morada da mente, o órgão das emoções, da psique. Para os chineses, o coração é a morada do shen, ou seja, espírito, alma. Trata-se de uma espécie de cérebro metafísico, que contempla os sentimentos, desejos, a imaginação, o intelecto e a memória. O cérebro propriamente dito é um chip com os comandos para administrar o funcionamento do corpo, que é uma roupa espacial.

O coração é ligado a todo o corpo por meios de meridianos que conduzem a energia Qi, que, por sua vez, conduz o sangue. A energia Qi tem duas polaridades, Yin e Yang. Quando essas polaridades estão em desequilíbrio surge a doença.

O coração está vinculado ao elemento fogo e sua emoção mais característica é a alegria, razão pela qual as doenças cardiovasculares serem responsáveis por 400 mil óbitos por ano, no Brasil, segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). A causa: desequilíbrio emocional.

Quando a pessoa se sente triste, deprimida ou apática, sua energia cai e surgem doenças oportunistas. Quando há equilíbrio emocional, tanto o sistema endocrinológico quanto o sistema nervoso estão hamônicos.

A garganta está vinculada ao coração, que se manifesta pela língua, passando pela garganta. É assim que verbalizamos o que pensamos. Quando mentimos muito é inevitável inflamação na garganta, inclusive câncer, e a voz sai em falsete, aguda, rouca. Ou pode-se perder a voz. Mas se falamos a verdade, e com sabedoria, a voz é serena e agradável.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escorregou no banheiro do Palácio da Alvorada, sábado 19, razão pela qual cancelou sua viagem à Rússia, domingo 20, para participar da cúpula do Brics. Ele foi atendido na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês, onde recebeu cinco pontos na cabeça.

O médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, que é cardiologista, disse à CNN que Lula sofreu traumatismo craniano na parte de trás da cabeça e sangramento na frente da cabeça. Que queda foi essa? Que emoção foi essa?

Lula já teve câncer na laringe, anunciado em 27 de outubro de 2011. Submeteu-se a três sessões de quimioterapia e a 33 sessões de radioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e em 2013 ficou curado. Em 2022, Lula submeteu-se a uma cirurgia para remover uma leucoplasia na garganta, em local próximo ao tumor cancerígeno.

No meu thriller político O CLUBE DOS ONIPOTENTES traço um perfil psicológico de Lula, mas, para defini-lo em poucas palavras, direi que ele sofre da síndrome de Pinóquio. Tem 78 anos, mas, segundo ele, conta com energia de 30 e tesão de 20. Assim, ainda ouviremos durante muito tempo sua voz rouca. Ou não?

Chaline Grazik, A Vidente dos Famosos, previu o acidente com Lula, há quatro meses. “Ele vai ter alguma coisa referente à cabeça que vai levar ele a exames, vai ter um problema” – publicou. Agora, ela declarou que o homem vai passar por um vendaval de emoções que o levará a uma viagem bastante longa, e não é para a Rússia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile