João Pitella Júnior
“Coup de Chance” (Golpe do Acaso, ou “Golpe de Sorte em Paris” – título da versão brasileira) é a prova de que Woody Allen não precisa de Hollywood para fazer filmes de Woody Allen. Cancelado em seu país, ele agora lança uma obra deliciosamente francesa: troca as ruas, parques e pessoas problemáticas de Nova Iorque pelas ruas, parques e pessoas problemáticas de Paris. O jazz tocado na abertura e ao longo da história continua o mesmo.
O novo filme, que é muito bom, está sendo comparado pela crítica a Match Point (2005), mas também tem pontos em comum com outros trabalhos de Woody.
Além do próprio Match Point, a importância da sorte, tema central de Coup de Chance, tem destaque em Cassandra’s Dream.
A chuva é ligada a encontros amorosos em A Rainy Day in New York, Match Point, Cassandra’s Dream, Alice, You Will Meet a Tall Dark Stranger, Magic in the Moonlight, Another Woman, Wonder Wheel, Crimes and Misdemeanors, Everyone Says I Love You e Husbands and Wives. Em Coup de Chance, há referências a chuvas (uma real e outra de sonho) em dois momentos decisivos para o casal Fanny & Alain.
Personagens que são ou querem ser escritores aparecem em praticamente todos os trabalhos de Woody. Alain é mais um da lista e o grande romancista F. Scott Fitzgerald é mencionado na maioria dos filmes de Allen. Para não perder o hábito, Jean, o marido de Coup de Chance, é comparado logo no início ao personagem mais célebre de Fitzgerald, Gatsby.
Sempre teremos Paris na obra de Woody Allen… Em Husbands and Wives, o escritor Gabe (Woody) conta que gostaria de viver em Paris ⏤ sonho realizado pelos seus colegas de profissão Gil (Owen Wilson), de Midnight in Paris; e Joe (Woody), de Everyone Says I Love You. Ellie (Téa Leoni) e Val (Woody), de Hollywood Ending, vão celebrar a reconciliação na Cidade Luz. Personagens de September, Rifkin’s Festival e outros filmes de Allen também desejam morar na capital francesa, ou sentem nostalgia de terem vivido lá.
Não seja por isso… agora o próprio Woody é um diretor de cinema francês.