O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou, na terça-feira (10), a política fiscal do governo federal. Em pronunciamento no Plenário, o parlamentar disse que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, adota uma estratégia de “ilusionismo orçamentário”, que pode provocar “um colapso” nas contas públicas.
— A atual política fiscal do governo Lula é, infelizmente, um espetáculo de ilusionismo. Em vez de se guiar por previsões orçamentárias responsáveis, o governo opta por uma estratégia arriscada de maquiagem fiscal, inflando receitas e subestimando despesas de forma deliberada. O carro-chefe desse ilusionismo? O voto de desempate no Carf [Conselho Administrativo de Recursos Fiscais], que supostamente deveria gerar uma receita de R$ 37,7 bilhões, mas que, na prática, até maio, não rendeu um centavo sequer aos cofres públicos — disse.
Segundo Izalci, o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu três alertas sobre o risco de o país não conseguir cumprir a meta de fiscal de déficit zero neste ano. O parlamentar classificou como “uma prática irresponsável” do governo Lula adotar “previsões superestimadas” sobre a arrecadação.
— Um detalhe particularmente revelador é a insistência do governo em manter previsões otimistas até o último momento possível, na esperança de que, milagrosamente, os números se ajustem, isso, claro, sem falar no “empoçamento” das despesas, um truque de mágico orçamentário em que gastos são autorizados, mas nunca executados, criando uma falsa sensação de controle e economia. É o velho truque de ilusionismo em que o público só descobre que foi enganado quando o truque já foi executado — afirmou.
Fonte: Agência Senado