Uma das preocupações de quem viajava de Sobral à capital Fortaleza, no Ceará, era o trecho da BR-222 que liga os municípios de Umirim e São Luís do Curui, por conta de trechos sinuosos, com muitas curvas perigosas, famosas pelo grande número de acidentes constantes com vítimas fatais.
Essa realidade ficou no passado. O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e do DNIT, entregou obras que vão deixar o tráfego mais seguro na região do Rio Frios, principal fonte de irrigação da produção agrícola de subsistência de feijão e milho da população local.
Com um investimento de mais de R$ 16 milhões, as obras paralisadas desde 2017 foram retomadas entre o quilômetro (km) 64 e o km 122 da rodovia, em dois pontos. No primeiro, entre o km 82 e o km 83, foi eliminado um trecho com curvas acentuadas. Uma passagem de nível perigosa, que atravessava uma ferrovia, deu lugar a um viaduto.
Também foi feita a terraplanagem da área envolta ao viaduto e à ponte sobre o Rio dos Frios, além da pavimentação da pista. Mais adiante, no trecho entre o km 87 e o km 92, foi realizada a recuperação de parte do pavimento que estava deteriorado e representava mais perigo para quem viajava.
BR-220 – A rodovia federal interliga os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, desde Fortaleza até Marabá (PA), passando por grandes centros urbanos como Sobral, cidade do sertão cearense, conhecida como Princesa do Norte, um referencial de crescimento e desenvolvimento econômico do interior do estado.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura