O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse que o diálogo é o maior símbolo da democracia. Na abertura da sessão da tarde dessa segunda-feira (2), Fux fez um discurso para defender o respeito às instituições.
“Como protagonistas de nossos tempos, não olvidemos que o maior símbolo da democracia é o diálogo. Nunca é tarde para o diálogo e para a razão. Sempre há tempo para o aprendizado mútuo, para o debate público compromissado com o desenvolvimento do país e para a cooperação entre os cidadãos bem-intencionados”, afirmou.
O presidente do STF também disse que a independência e a harmonia entre os poderes devem ocorrer dentro dos limites constitucionais. “Permanecemos atentos aos ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública. Atitudes desse jaez deslegitimam veladamente as instituições do país, ferem não apenas biografias individuais, mas corroem sorrateiramente os valores democráticos consolidados ao longo de séculos pelo suor e pelo sangue dos brasileiros que viveram em prol da construção da democracia de nosso país.”
Fux afirmou ainda que o regime democrático precisa sempre ser reiterado. “Tratando-se de higidez democrática, não há nada automático, natural ou perpétuo. Ao revés, o regime democrático necessita ser reiteradamente cultivado e reforçado, com civilidade, respeito às instituições e àqueles que se dedicam à causa pública”, concluiu.
NR: uma coisa é o respeito às instituições, outra coisa é respeitar os indivíduos que se encastelaram nelas a fim de defenderem interesses alheios aos interesses da sociedade brasileira. Democracia implica em respeito ao desejo do povo, da maioria, mesmo que ele contrarie a vontade de grupos. Respeito ao povo é bom e saudável à democracia.
(Com Agência Brasil)