Considerada um dos principais centros urbanos de Brasília-DF, Taguatinga têm empresas com quase seis décadas de existência, como é o caso da Ferragens Pinheiro. Seja no comércio, na construção civil ou na indústria, a região administrativa (bairro) é indispensável para a economia local, sendo responsável por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, de acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).
A diretora executiva da Ferragens Pinheiro, Janine Brito, conta que um dos maiores impasses da região administrativa continua sendo a falta de estacionamento público, além, é claro, do aumento da criminalidade. “Colocar guardas armados nas ruas comerciais de Taguatinga, principalmente nos locais onde há um maior tráfego de pessoas e, que, já são conhecidos da população como naturalmente perigosos, deixariam tanto os comerciantes como os clientes mais tranquilos”, garante a empresária.
Ainda segundo Janine, o transporte público precisa ser, também, mais atraente para os taguatinguenses. “A Avenida Comercial e a Sandu deveriam ter uma mão expressa para o tráfego em sentido contrário, a fim de facilitar o deslocamento dos usuários”, sugere.
Taguatinga é a região administrativa que apresenta maior movimentação no aspecto fiscal da capital, devido ao seu comércio. Ela também está entre as 15 regiões que mais arrecadam ICMS no país, e uma das que mais crescem.
Como melhorar o comércio local
– É importante fazer com que o cliente se sinta parte de algo maior do que apenas a compra feita no seu estabelecimento. Se ele mora em Taguatinga, com certeza se importa com a cidade e ficará contente ao saber que a empresa também tem esse zelo.
– Para começar, o ponto de venda deve ter um bom acesso. Por exemplo: uma loja de material de construção terá mais movimento se estiver localizada próxima a locais onde ocorrem muitas obras e reformas. A Ferragens Pinheiro, por sua vez, está localizada no Setor Industrial de Taguatinga.
– Quanto mais opções de pagamento o seu estabelecimento tiver, maiores são as chances de o público consumir;
– Ofereça ao seu público algo que seja encontrado somente na sua loja. Não precisa ser um produto, mas um serviço que agregue valor ao item comprado. Segundo Janine, a Ferragens Pinheiro oferece o serviço de corte e dobra de aço, por exemplo;
– Construa um envolvimento com o cliente e compreenda as necessidades dele, para explicar de maneira assertiva como o seu produto ou serviço pode atendê-lo.