Início ECONOMIA Mercado prevê que o pibinho vai encolher e a Selic crescer

Mercado prevê que o pibinho vai encolher e a Selic crescer

0

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia em 2025 foi reduzida, de acordo com dados do Boletim Focus, divulgados nesta segunda-feira (31), em Brasília. Para este ano, a estimativa para o crescimento da economia, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB), a soma dos bens e serviços produzidos no país, caiu de pífio 1,98% para 1,97%. A pesquisa é realizada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

A previsão da cotação do dólar para o final do ano está em R$ 5,92.

A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – para 2025 foi mantida em 5,65% nesta edição do Boletim Focus.

A estimativa para 2025 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%,

Em fevereiro, a inflação oficial ficou em 1,31%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o maior resultado para um mês de fevereiro desde 2003 (1,57%). Em 12 meses, o IPCA soma 5,06%.

O Banco Central, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), definiu a taxa básica de juros, a Selic, em 14,25% ao ano, em decorrência da alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas em torno da economia brasileira e da capacidade do governo conter os gastos públicos. Foi o quinto aumento seguido da Selic em um ciclo de contração na política monetária. Em maio, a Selic deve subir, de novo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile