O Dia do Marinheiro foi comemorado nessa terça-feira (13), com uma cerimônia e imposição da Medalha Mérito Tamandaré, realizadas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. A solenidade contou com as presenças do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.
Também estiveram presentes, na entrega das comendas, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, entre outras autoridades civis e militares.
Celebração – Ao discursar durante a cerimônia, o Almirante Garnier ressaltou a oportunidade de reverenciar o Dia do Marinheiro. “Hoje estamos celebrando as virtudes de Tamandaré. É uma honra estar aqui e poder comemorar o desempenho e a luta por um Brasil cada vez mais livre e soberano. Registro minha gratidão ao Almirante Joaquim Marques Lisboa por inspirar força! Parabéns aos marinheiros! Seus esforços nunca foram em vão. Tudo pela Pátria!”, enfatizou.
Na ocasião, 185 personalidades e instituições civis e militares foram condecoradas por contribuir para o fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. A Medalha Mérito Tamandaré foi criada em 1957, como forma de homenagear o Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. Entre as condições de merecimento, estão qualidades morais e profissionais, além de comprovada competência e exação no cumprimento do dever.
Por Carolina Militão
Fotos: Hamilton Garcia
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD)